sábado, 21 de junho de 2014

Folclore Japonês - Kappa


Kappa é o nome de um youkai aquático do folclore japonês

Youkai  também escrito como Yōkai , é uma classe de criaturas sobrenaturais , que inclui o oni (ogro), a kitsune (raposa) e a Yuki-onna (mulher da neve).
Alguns são humanos com características de animais, ou o contrário, como o Kappa (criança do rio) e o Tengu (cães sagrados).
Um yōkai geralmente tem algum tipo de poder sobrenatural ou espiritual, e assim encontros com humanos tendem a ser perigosos. Um yōkai que tem a habilidade de se transformar é chamado de obake. O termo yōkai é ambíguo, e pode ser usado para designar todo tipo de monstro e criatura sobrenatural.


Kappa  pode ser tanto benéfico quanto maléfico um espírito anfíbio que quando plenamente desenvolvido, tem o tamanho de uma criança de dez anos e ele é hermafrodita.
Sua pele é escamosa e verde-amarelada; tem cara de macaco, costas de tartaruga; as mãos e os pés têm membranas, para nadar mais facilmente.
Talvez seu traço físico mais característico seja uma depressão em forma de pires no topo da cabeça, que deve sempre conter água, para que o kappa possa conservar seus poderes sobrenaturais e sua força extraordinária quando está em terra.


Vivem em rios,lagos,Lagoas, mas nunca hesitam em subir a terra firme em busca de sua presa. Tradicionalmente os contos retratam-nos como mal-intencionados, ávidos por sugar as entranhas de sua vítima e beber seu sangue.
Diz-se que adoram especialmente o fígado humano.
Mas também são representados como inteligentes e honrados.
Diz-se que a humanidade aprendeu a arte de curar fraturas de ossos com um kappa, que ofereceu esse conhecimento em troca do seu braço amputado em uma de suas aventuras de pilhagem.
Os braços e as pernas de um kappa, quando presos de novo ao corpo, ficam como novos em questão de dias.


O melhor método para subjugar um kappa é cumprimentá-lo muitas vezes, curvando a cabeça, como fazem os japoneses. Como é uma cortesia fora do comum, o kappa vai sentir-se obrigado a curvar a cabeça, em resposta.
Após vários cumprimentos com a cabeça, todo o líquido (que lhe dá poderes e força, fora da água) terá se derramado do topo de seu crânio e ele será forçado a voltar ao seu lar aquático. Outra estratégia para aplacar um kappa mal-intencionado é dar-lhe pepinos para comer, pois trata-se de seu alimento predileto. Diz-se que riscar o nome dos familiares na casca de pepinos e depois jogá-los dentro da água protege essas pessoa contra os kappas, que, ao aceitarem os pepinos para comer, ficam moralmente obrigados a não fazer mal a essas pessoas.

Desenhos/mangás/filmes que tem Kappa

Arakawa Under The Bridge
Touhou Project
Yu-Gi-Oh!
Hellboy: Sword of Storms
Harry Potter
Pokémon
Digimon
Harvest Moon
Naruto

Fonte
Wikipédia

Nenhum comentário: