domingo, 25 de maio de 2014

Mulheres iranianas retiram o véu e exibem cabelos


Mulheres X Regime Iraniano

Dezenas de mulheres iranianas postam em uma página do Facebook fotos suas ao ar livre sem o "hijab", véu islâmico obrigatório no país, em uma campanha em que exigem liberdade para escolher o que usam.

Traduzido do farsi, a página se chama "Liberdade furtiva às mulheres no Irã", com o slogan "Desfrute do vento em seu cabelo", afirmando, em seguida, que não está filiada a grupos políticos. Somente nos primeiros quatro dias, a página recebeu mais de 30 mil "curtidas" e é objeto de milhares de conversas na rede social.


"A iniciativa reflete as preocupações das mulheres iranianas que enfrentam restrições legais e sociais", diz a apresentação da página.
 "Todas as fotos e legendas postadas foram enviadas por mulheres de todo o Irã e este é um site dedicado às mulheres iranianas no interior do país que querem compartilhar suas selfies 'furtivas' sem o véu", segue a apresentação, que convida às mulheres a enviarem fotos, mas pede cautela.


Nas imagens, algumas posam de óculos escuros ou em posições em que não seja possível ser reconhecida, mas muitas também aparecem de frente e tiram o véu em lugares públicos claramente iranianos para mostrar e divulgar esse instante de liberdade.
A página foi criada pela jornalista e escritora iraniana Masih Alinejad, exilada em Londres e conhecida crítica do regime iraniano.

"O véu não é muito importante. O importante é que estou me afogando, não posso falar, quero liberdade de expressão neste país", se queixa uma jovem.
Uma mulher mais velha comemora ao ver as imagens de mulheres com o cabelo solto, e diz esperançosa: "Que isso possa ser o começo de uma época de liberdade que minha filha possa desfrutar".


A abertura da página no Facebook, rede social que é vetada no Irã, mas que milhões de iranianos acessam a partir de programas que mascara a localização do computador.

Não coloquei todo conteúdo,porque não é a finalidade da postagem.
Para ver a reportagem na integra clique AQUI

Para ver a pagina no Facebook clique AQUI

Fonte
UOL

Nenhum comentário: