segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

São Paulo já teve a rua Adolf Hitler

Se você pegar um mapa da Cidade de São Paulo de 100 anos atrás ou mais, irá ter muitas dificuldades de se locomover pela cidade, mesmo no centro histórico, que é a área mais antiga da Cidade de São Paulo. Até ruas que estão na mesma disposição há mais de um século ficam difíceis de serem encontradas pelo fato de que em São Paulo (e no Brasil como um todo) há um péssimo hábito de se mudar os nomes das ruas.


Quando o Império do Brasil deu lugar à República, várias ruas da cidade que possuíam nomes que faziam alusão ao regime monárquico foram alteradas para nomes neutros ou republicanos. Com o tempo os vereadores de São Paulo também entraram na folia, mudando nomes de ruas, avenidas e praças sem qualquer estudo técnico ou histórico, apenas seguindo os seus interesses eleitorais, destruindo boa parte da simbologia histórica na nomenclatura das ruas paulistanas.

Mas se você soubesse que num passado não muito distante,algumas ruas de São Paulo faziam alusão a heróis alemães e ao nazismo, ficaria contra a mudança do nome das ruas ? Provavelmente não.
Pois saiba que nos bairros de Campo Belo e Santo Amaro existiram até a década de 30 as ruas Adolf Hitler, Conde Zeppelin e Hindenburg, que mudaram de nome entre 1931 e 1950.
Vamos falar um pouco sobre a rua Adolf Hitler.

                                             
                                            RUA ADOLF HITLER (até 1931)

A grande maioria dos moradores da pacata e arborizada rua Gil Eanes, no Campo Belo, sequer imagina que até o ano de 1931 a rua tinha seu nome associado ao chanceler alemão Adolf Hitler. À época, a rua ainda fazia parte não da capital paulista, mas do Munícipio de Santo Amaro (1832-1935). Grande foco de imigração alemã, a região parecia mais uma vila da Alemanha dado ao grande número de imigrantes daquele país. Era muito comum encontrar as pessoas falando o idioma germânico nas ruas ao invés de português. Algumas casas da Rua Gil Eanes e adjacências ainda ostentam uma arquitetura similar à alemã.


FONTE
São Paulo Antiga

Nenhum comentário: