sábado, 11 de janeiro de 2014

Suástica



A suástica ou cruz gamada é um símbolo místico encontrado em muitas culturas em tempos diferentes, dos índios Hopi aos Astecas, dos Celtas aos Budistas, dos Gregos aos Hindus.
Alguns autores acreditam que a suástica tem um valor especial por ser encontrada em muitas culturas sem contatos umas com as outras.
Os símbolos a que chamamos suástica possuem detalhes gráficos bastante distintos. Vários desenhos de suásticas usam figuras com três linhas.
A nazista tem os braços, apontando para o sentido horário, ou seja, indo para a direita e roda a figura de modo a um dos braços estar no topo. 
Outras chamadas suásticas não têm braços e consistem de cruzes com linhas curvas.
Os símbolos Islâmicos e Malteses parecem mais hélices do que propriamente suásticas.
A chamada suástica celta dificilmente se assemelha a uma.
As suásticas Budistas e Hopi parecem reflexos no espelho do símbolo Nazista.
Na China há um símbolo de orientação quádrupla, que segue os pontos cardeais; desde o ano 700 ela assume ali o significado de número dez mil.
No Japão, a suástica (manji) é usada para representar templos e santuários em mapas, bem como em outros países do extremo oriente.


A antiga cruz do sol escandinava.

No Brasil, o uso da suástica para fins nazistas constitui crime, de acordo com a lei 9.459, de 1997, como dispõe o parágrafo primeiro do seu artigo 20:3 § 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.
Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

A suástica já existia desde o Período Neolítico,é bom saber um pouco da diferença entre as inúmeras suásticas,para não ficar falando besteiras ou até mesmo ofender os outros..

Fonte
Wikipédia

Nenhum comentário: