domingo, 29 de setembro de 2013

Água em solo de Marte chega a 2%


Estudo publicado na edição desta semana da “Science” reune cinco grandes trabalhos e as principais conclusões alcançadas pela análise de dados do veículo robótico Curiosity na cratera Gale, na superfície de Marte. Embora outros estudos já indicassem a presença de água no planeta, é a primeira vez que se consegue registrar o seu percentual por meio da análise química de amostras de solo: 2%

Esse é um dos resultados mais emocionantes obtidos a partir da análise da primeira amostra sólida pelo Curiosity - afirmou a principal autora do estudo, Laurie Leshin. - Cerca de 2% do solo na superfície são compostos de água, o que supõe a existência de uma grande fonte de água.
A mostra analisada no estudo, do qual participam 34 cientistas, é composta de terra e pó, recolhidos numa zona arenosa da cratera. A mostra foi aquecida a uma temperatura de 835 graus Celsius, o que permtiu aos especialistas determinarem que contém cloro e oxígênio - substâncias que já haviam sido detectadas em outras regiões de Marte. As análises também sugerem a presença de materiais carbonados, que se formam na presença de água.


Segundo Laurie Leshin, a descoberta terá implicações importantes para os futuros exploradores do Planeta Vermelho.
- Agora sabemos que deve haver água abundante e facilmente acessível em Marte - afirmou. - Quando conseguirmos enviar pessoas ao planeta, elas poderão escavar a superfície para recolher amostras, aquecê-las e obter água.

Fonte
OGLOBO

Nenhum comentário: