domingo, 28 de julho de 2013

Paraíso no Afeganistão


O nome de Band-e Amir significa, literalmente, " Commander 's Dam " , que é considerado por alguns como uma referência a Ali , o primeiro imã dos xiitas muçulmanos e o quarto califa do sunitas muçulmanos .
A área é dominada pela etnia hazaras , que compõem cerca de 9% da população do Afeganistão e são seguidores do islamismo xiita.
Band-e Amir iria tornar-se o primeiro parque nacional do Afeganistão na década de 1960, mas esta foi adiada devido a crises políticas e as décadas de guerras.
Em 2004, Band-e Amir foi apresentado para reconhecimento como Patrimônio Mundial da Humanidade.
Em 2009, Band-e Amir foi declarado o primeiro parque nacional do Afeganistão.
A área é protegida por um pequeno número de guardas florestais do parque .

Band-e Amir está situado a cerca de 75 km ao noroeste da cidade antiga de Bamyan , perto da cidade de Yakawlang . Juntamente com o vale de Bamiyan  , eles são o coração do turismo do Afeganistão, atraindo milhares de turistas todos os anos e de todos os cantos do mundo.


Trata-se de uma série de seis lagos de um azul profundo, separados por barragens naturais feitos de travertino(um tipo especifico de calcário) . Os lagos estão situados nas montanhas de Hindu Kush naa região central do Afeganistão com cerca de 3000 m de altitude, a oeste das famosas estatuas dos Budas de Bamiyan.(Elas foram dinamitadas e destruídas em Março de 2001 pelo Taliban , sob ordens do líder Mullah Mohammed Omar)


As represas de travertino brancas criadas por falhas,são predominantes no Vale,e formam as barreiras entre os lagos. Outro lago é comparável é o Band-e Azhdahar (O Dragão), localizado a poucos quilômetros a sudeste da cidade de Bamyan, que também foi criado como resultado de dióxido de carbono rico na água escorrendo para fora das falhas subterrâneas e depósito de carbonato de cálcio precipitado para formar as paredes de travertino de Band-e Amir.
Os lagos de Band-e Amir são principalmente ao final da primavera o destino turístico de verão, como a região central de altitude Hazarajat do Afeganistão é extremamente frio no inverno, com temperaturas atingindo a baixa de-20C.
Band-e Amir é um dos poucos lagos naturais raros do mundo, que são criadas por sistemas de travertino.


Os seis lagos constitutivos de Band-e Amir são:

Band-e Gholaman (Lago dos escravos)
Band-e Qambar (Lago de escravo do califa Ali)
Band-e Haibat (Lago de grandioso)
Band-e Panir (Lago de queijo)
Band-e Pudina (Lago de hortelã selvagem)
Band-e Zulfiqar (Lago da espada de Ali)

Band-e Haibat é o maior e mais profunda dos seis, com uma profundidade média de cerca de 150 metros, segundo as estimativas da Equipe de Reconstrução Provincial equipe de mergulho da Nova Zelândia .


Os problemas enfrentados pelos visitantes são terreno áspero, planalto rochoso, e a falta de instalações  horteleiras. As ruas circundantes foram fortemente minadas pelas milícias locais e o Talibã durante os seus respectivos reinos. Apenas uma fina faixa estar livre das minas e está em uso pelo tráfego.

Devido à falta de atenção e da ausência de qualquer autoridade de manutenção, o aumento do número de visitantes representam uma ameaça para o equilíbrio ecológico destes lagos que incluem pastagem não regulamentada e erradicação de arbustos que pode resultar em grave erosão do solo e até mesmo deslizamentos de terra.


Pesca com eletricidade de geradores móveis e explosivos, como granadas danificou o ecossistema aquático. De acordo com a Wildlife Conservation Society, a maior parte da vida selvagem do parque foi perdida.
Em 2008, o governo afegão proibiu o uso de embarcações com motores a gasolina nos lagos.

Fonte
Wikipédia

Nenhum comentário: