quinta-feira, 27 de junho de 2013

Guy Fawkes e a Conspiração da Pólvora

Guy Fawkes nasceu em 1570 em Stonegate, Iorque . Ele era o segundo de quatro filhos de Edward Fawkes, um procurador e defensor do tribunal consistório em York,  e sua esposa, Edith.
Os pais de Guy foram comungantes regulares da Igreja da Inglaterra , assim como o seu avós paternos, sua avó, nascida Ellen Harrington, era filha de um comerciante de destaque, que serviu como Lord Mayor de York , em 1536.
No entanto, a família da mãe de Guy eram católicos, e seu primo, Richard Carenagem, tornou-se um padre Jesuíta. Guy era um nome incomum na Inglaterra, mas pode ter sido popular em York por conta de um notável família local, Sir Guy Fairfax de Steeton.

A data do nascimento de Fawkes é desconhecida, mas ele foi batizado , na igreja de St. Michael le Belfrey em 16 de abril. Como a diferença habitual entre o nascimento e batismo era de três dias, ele provavelmente nasceu no dia  13 de abril. Em 1568, Edith tinha dado à luz uma filha, Anne, mas a criança morreu com cerca de sete semanas, em novembro daquele ano.
Ela deu à luz a mais dois filhos após Guy: Anne (nascida em 1572) e Elizabeth (nascida em 1575). Ambos se casaram, em 1599 e 1594, respectivamente.


 Em 1579, quando Guy tinha oito anos, seu pai morreu. Sua mãe se casou novamente alguns anos mais tarde,na Igreja Católica Dionis Baynbrigge (ou Denis Bainbridge) de Scotton, Harrogate .
Fawkes pode ter se tornado católico através da tendências da família Baynbrigge, e também os ramos católicos das famílias dos Scotton, Pulleyn e Percy  , mas também de seu tempo em St. Escola de São Pedro , em York. O governador da escola passou cerca de 20 anos na prisão por não-conformidade, e seu diretor, John Pulleyn, veio de uma família de Yorkshire , os Pulleyns de Blubberhouses . Em seu trabalho de 1915 Os Pulleynes de Yorkshire , autor Catharine Pullein sugeriu que a educação católica de Fawkes veio de seus parentes Harrington, que eram conhecidos por abrigar os sacerdotes, um dos quais mais tarde acompanhados Fawkes para a Flandres em 1592-1593.  colegas de Fawkes incluídos John Wright e seu irmão Christopher (ambos mais tarde envolvido com Fawkes na Conspiração da Pólvora ) e Oswald Tesimond , Edward Oldcorne e Robert Middleton, que se tornaram sacerdotes (o último executado em 1601)

Em outubro 1591 Fawkes vendeu a propriedade em Clifton que tinha herdado de seu pai.
Ele viajou para lutar na guerra do lado da Espanha católica contra a nova República Holandesa, a partir de 1595 até a Paz de Vervins em 1598, na França.
Embora a Inglaterra não fosse tão engajados em operações terrestres contra a Espanha, os dois países estavam em guerra , e a Armada Espanhola de 1588 tinha apenas cinco anos no passado. Juntou-se Sir William Stanley , um católico Inglês e comandante veterano em meados dos anos cinquenta, que tinha levantado um exército na Irlanda para lutar na expedição de Leicester para a Holanda . Stanley tinha  uma certa consideração por Elizabeth I , mas depois de sua rendição de Deventer para os espanhóis em 1587 ele, e a maioria de suas tropas, tinha mudado de lado para servir Espanha.
Fawkes tornou-se um Alférez oficial ou júnior, lutou bem no siege de Calais em 1596.
Naquele ano, ele viajou para a Espanha para buscar apoio para uma rebelião Católica na Inglaterra. Ele aproveitou a ocasião para adotar a versão italiana do seu nome, Guido, e em seu memorando descreveu James I como "herege", que pretende "ter toda a seita papista expulsos da Inglaterra." Ele denunciou a Escócia e do Rei favoritos entre os nobres escoceses, escrever "não vai ser possível conciliar estas duas nações, como são, por muito tempo".
Apesar de ter sido recebido com educação,na  corte de Filipe III foi dispostos a oferecer-lhe "todo o apoio".

Em 1604 Fawkes envolveu-se com um pequeno grupo de Ingleses católicos, liderados por Robert Catesby , que planejava assassinar o rei protestante James e substituí-lo com sua filha, terceiro na linha de sucessão, Princesa Isabel .
Fawkes foi descrito pelo padre jesuíta e ex-colega de escola Oswald Tesimond como "agradável de abordagem e alegre de forma, opôs-se a brigas e conflitos ... leal aos seus amigos."
Tesimond também alegou que Fawkes era "um homem altamente qualificado em assuntos de guerra", e que era a mistura de piedade e profissionalismo que falá-lo para seus colegas conspiradores.
O autor Antonia Fraser Fawkes descreve como "um homem alto, corpulento homem, com cabelo grosso marrom-avermelhada, um bigode fluindo na tradição da época, e uma barba espessa marrom-avermelhada ", e que ele era" um homem de ação ... capaz de argumento inteligente, bem como resistência física, tanto para a surpresa de seus inimigos ".
Um dos conspiradores, Thomas Percy , foi promovido em junho de 1604, ganhando acesso a uma casa em Londres, que pertencia a John Whynniard, Keeper of Wardrobe do rei. Fawkes foi instalado como um zelador e começou a usar o pseudônimo de John Johnson, servo de Percy.
O relato contemporâneo do Ministério Público (retirado da confissão de Thomas Wintour) afirmou que os conspiradores tentaram cavar um túnel debaixo da casa de Whynniard ao Parlamento, embora esta história pode ter sido uma invenção do governo, nenhuma evidência para a existência de um túnel foi apresentado pelo Ministério Público, e nenhum traço jamais foi encontrado; próprio Fawkes não admitir a existência de um tal sistema até seu quinto interrogatório, mas mesmo assim ele não conseguiu localizar o túnel.
Se a história é verdadeira,não se sabe, no entanto, em 1604 os conspiradores foram ocupando o lugar a partir de sua casa alugada para a Câmara dos Lordes.
Durante o tunelamento, eles ouviram um barulho que chamou atenção.
Fawkes foi enviada para investigar, e voltou com a notícia de que a viúva do inquilino estava limpando o próximo quarto , diretamente abaixo da Câmara dos Lordes.
Os plotters comprou o contrato de arrendamento para o quarto, que também pertencia a John Whynniard. Inutilizados e imundo, ele foi considerado um esconderijo ideal para a pólvora que os conspiradores planejavam guardar.De acordo com Fawkes, 20 barris de pólvora foram trazidos em primeiro lugar, seguido por mais em 16 a 20 de julho.
Em 28 de julho no entanto, a ameaça sempre presente da peste atrasaram a abertura do Parlamento até Domingo, 5 de Novembro.

Em uma tentativa de ganhar apoio estrangeiro,em maio 1605 Fawkes viajou para o exterior e informou Hugh Owen do plano dos conspiradores.
É incerto quando Fawkes voltou para a Inglaterra, mas ele estava de volta a Londres no final de agosto de 1605, quando ele e Wintour descobriu que a pólvora armazenada na cripta(quarto) tinha deteriorado. Mais pólvora foi trazido para o quarto, juntamente com lenha para escondê-la.O último papel de Fawkes na trama foi resolvida durante uma série de reuniões, em outubro. Ele era para acender o pavio e, em seguida, fugir através da Tamisa. Simultaneamente, uma revolta em o Midlands iria ajudá-para garantir a captura da Princess Elizabeth. Atos de regicídio foi desaprovado, e Fawkes, portanto, dirigir-se ao continente, onde ele iria explicar às potências católicas seu dever sagrado para matar o rei e sua comitiva.
Alguns dos conspiradores estavam preocupados com os companheiros católicos que estaria presente no Parlamento durante a abertura.
Na noite de 26 de outubro de Lord Monteagle recebeu uma carta anônima advertindo-o a ficar longe,Apesar de rapidamente se tornando conscientes da letra  informada por um dos servos de Monteagle , os conspiradores decidiram continuar com os seus planos, como apareceu que "foi claramente pensado para ser uma brincadeira".(Traidor)
Fawkes verificado a cripta em 30 de outubro, e informou que nada havia sido perturbado. suspeitas de Monteagle tinha sido despertada, no entanto, a carta foi mostrada a rei James. O rei ordenou Sir Thomas Knyvet para realizar uma pesquisa das caves debaixo do Parlamento, o que ele fez na madrugada de 5 de Novembro. Fawkes tinha tomado a sua estação de tarde na noite anterior, armado com um jogo lento e um relógio dado a ele por Percy "becaus ele deveria knowe Howe o tempo foi-se embora".
Ele foi encontrado deixando a adega, pouco depois da meia-noite , e preso. No interior, foram descobertos os barris de pólvora escondido sob pilhas de lenha e carvão.
Fawkes deu seu nome como John Johnson e foi interrogado pela primeira vez por membros do Privy Câmara do Rei, onde permaneceu desafiador. Quando perguntado por um dos senhores que ele estava fazendo na posse de tanta pólvora, Fawkes respondeu que sua intenção era "acabar com você Scotch mendigos de volta para suas montanhas nativas"
As feridas em seu corpo notada por seus interrogadores, ele explicou como os efeitos da pleurisia . Fawkes admitiu sua intenção de explodir a Câmara dos Lordes, e lamentou a sua incapacidade de fazê-lo. Fawkes foi transferido para a Torre de Londres . O Rei compôs uma lista de perguntas a fazer para "Johnson", como " quanto ao que ele é , porque eu nunca pode ainda ouvir de alguém que o conhece "," Quando e onde aprendeu a falar francês? " e "Se ele era um papista, que trouxe em cima dele?" O quarto em que Fawkes foi interrogado posteriormente ficou conhecido como Guy Fawkes Room.
A base de muita tortura,sua compostura foi quebrado em algum ponto durante o dia seguinte..
Ele começou a revelar seus nomes em 8 de novembro, e contou como tinham a intenção de colocar a princesa Elizabeth no trono. Sua terceiro confissão, em 9 de novembro, implicado Francis Tresham . Seguindo o enredo Ridolfi de 1571 prisioneiros foram feitos para ditar as suas confissões, antes de copiar e assiná-los, se eles ainda podia. A assinatura de Fawkes, pouco mais de um rabisco, dá testemunho do sofrimento que ele sofreu nas mãos de seus interrogadores.

O julgamento de oito dos conspiradores começou na segunda-feira 27 janeiro de 1606. Fawkes compartilhou a barca da torre de Westminster Hall , com sete de seus co-conspiradores.
O resultado nunca esteve em dúvida. O júri considerou todos os réus culpados, e o Lord Chefe da  Justiça Sir John Popham proclamou-los culpados de alta traição .
O procurador-geral Sir Edward Coke disse ao tribunal que cada um dos condenados seriam atraídos para trás de sua morte, por um cavalo, com a cabeça perto do chão. Eles estavam a ser "condenados à morte a meio caminho entre o céu e a terra como indigno de ambos." Seus órgãos genitais seria cortado e queimado diante de seus olhos, e as suas entranhas e o coração retirado. Em seguida, serão decapitados, e as partes desmembradas de seu corpo exibido para que eles possam tornar-se "presa para as aves do céu".

Em 31 de janeiro de 1606, Fawkes e outros três, Thomas Wintour, Ambrose Rookwood e Robert Keyes  foram arrastados da Torre em wattled obstáculos à jarda Antigo Palácio de Westminster, em frente ao prédio que havia tentado destruir. Seus colegas conspiradores foram enforcados e esquartejados . Fawkes foi o último a ficar sobre o cadafalso.
Ele pediu perdão do rei e do Estado, mantendo-se suas "cruzes e cerimônias ociosas", e auxiliado pelo carrasco começou a subir a escada para a forca. Embora enfraquecido pela tortura, Fawkes conseguiu saltar da forca, quebrando o pescoço na queda, evitando assim a agonia da última parte de sua execução. Seu corpo sem vida foi esquartejado, no entanto, e, como foi o costume, partes de seu corpo foram então distribuídos aos "quatro cantos do reino", a ser exibida como um aviso para outros possíveis traidores.

Fonte
Wikipédia

Nenhum comentário: