quinta-feira, 30 de maio de 2013

Fora o ser humano,as 5 espécies mais perigosa do mundo

As espécies mais perigosas do planeta


1. Acácia negra - Acacia mearnsii
Da - Austrália
Para - Mundo inteiro
Quando? - 1970
É uma árvore usada para ornamentação ou para recuperar matas nas margens de rios. Causou catástrofes por onde passou. É que ela altera os nutrientes do solo, gerando substâncias que impedem as espécies nativas de germinar. Só é eliminada com herbicidas poderosos, que afetam todas as plantas ao redor.


2. Caracol gigante - Achatina fulica
Da - África
Para - Mundo inteiro
Quando? - 1990
Vários países o importaram para criar como alternativa ao escargot. Mas a carne é mais dura e não caiu no gosto da clientela.
Resultado: criadouros destruídos e bichos jogados fora. Devastam plantações e transmitem doenças. Não há como exterminá-los em massa – precisam ser coletados manualmente.


3. Mainá indiano - Acridotheres tristis
Da - Índia
Para - Austrália
Quando? - 1862
Levados para acabar com insetos que atacavam as plantações, eles disputam território com outras aves, destroem ovos e transmitem doenças aos humanos.
Em 20 anos, podem levar à extinção todos os seus concorrentes nativos. Há um programa de caça com armadilhas sendo incentivado pelo governo.


4. Mosquito-tigre asiático - Aedes albopictus
Da - Ásia
Para - América
Quando? - 1985
Levado por navios cheios de pneus usados, ele se espalhou pelas Américas. Os machos costumam cruzar com as fêmeas de outras espécies de mosquito, tornando-as inférteis. Substituiu nos EUA o mosquito-da-febre-amarela, mas também pode causar encefalite e dengue. São sensíveis a pesticidas.


5. Formiga louca amarela - Anoplolepis gracilipes
Da - Índia
Para - Oceania
Quando? - 1940
Criam supercolônias com mais de 1 000 rainhas e que se espalham por 7 500 km2. É o suficiente para serem mais competitivas do que todos os demais invertebrados da mata. Agindo em conjunto, atacam caranguejos e até mamíferos. Um veneno especial está sendo criado para exterminá-las.

Fonte
Wikipédia via Super interressante

Nenhum comentário: