sexta-feira, 24 de maio de 2013

Arquitetura Sustentável (Ponte de raízes)

Nas profundezas das florestas tropicais do estado indiano de Meghalaya, as pontes não são construídas, elas estão crescendo.
Antigas raízes de árvores são esticadas horizontalmente sobre rios e córregos, criando uma estrutura sólida treliça forte o suficiente para ser usado como uma ponte.

Algumas das pontes tem mais de cem metros de comprimento e pode suportar o peso de cinqüenta ou mais pessoas.
A região Cherapunjee é um dos lugares mais úmidos do mundo com muitos rios e córregos caudalosos, com isso essas pontes tem valor inestimável para aqueles que vivem na região.
Como a área recebe cerca de 15 metros de chuva por ano, uma ponte de madeira normal apodreceria rapidamente.
As pontes de raízes estão vivas e crescendo  eles realmente ganhar cada vez mais força ao longo do tempo.

Por mais de 500 anos moradores guia as raízes das videiras do Ficus Elastica nativa(figueira), através dos rios, usando escavado árvores para criar sistemas de orientação de raiz.
Quando as raízes e cipós alcançar a margem oposta eles estão "autorizados" a criar raízes.
Com o tempo, uma ponte viva resistente é produzido. Algumas podem leva de dez a quinze anos para se tornar totalmente funcional.

OBS
As figueiras, também conhecidas como fícus , são plantas, geralmente árvores, do gênero Ficus, da família Moraceae. Há cerca de 755 espécies de figueiras no mundo , especialmente em regiões de clima tropical e subtropical e onde haja presença de água. O gênero Ficus é um dos maiores do Reino Vegetal.

Video no youtube,sobre essa maravilhosa arquitetura sustentavél
Meghalaya's Living Bridges - Incredible India

Fonte
Daily Mail

Nenhum comentário: