terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Os icebergs do Titã

Lua de Saturno, Titã é o lar de lagos de "icebergs" de hidrocarbonetos que poderiam formar formas exóticas de vida.
Pesquisadores da Nasa dizem que a nova teoria também pode explicar os grandes lagos e mares na lua. "Uma das questões mais intrigantes sobre estes lagos e mares é se eles podem hospedar uma forma exótica de vida", disse Jonathan Lunine, da Universidade Cornell, que é co-autor do estudo.

Titã é o "único"  , em nosso sistema solar com corpos estáveis ​​de líquido em sua superfície.( além da Terra)
No entanto, enquanto o ciclo de precipitação do nosso planeta envolve água, o ciclo de Titã envolve hidrocarbonetos como etano e metano.
Etano e metano são moléculas orgânicas, que os cientistas pensam que pode ser a química mais complexa de onde a vida pode surgir.
 Cassini viu uma vasta rede desses mares de hidrocarbonetos no hemisfério norte de Titã, enquanto um conjunto mais esporádica de lagos no hemisfério sul. Os cientistas da Cassini assumiu que os lagos de Titã não teria o gelo flutuante, porque o metano sólido é mais denso do que o metano líquido e afundaria.
 Mas o novo modelo, revelou considera a interação entre os lagos e a atmosfera, resultando em diferentes misturas de composições, bolsões de gás nitrogênio, e as mudanças de temperatura.
Os cientistas descobriram, que o gelo no inverno vai flutuar em lagos ricos de metano e etano , se a temperatura estiver abaixo do ponto de congelação do metano - menos 297 graus Fahrenheit (90,4 graus Kelvin).
 "Nós agora sabemos que é possível obter metano e etano rico em gelo sobre o congelamento, em blocos finos que congelar juntos(como ele fica mais frio), similar ao que vemos com o gelo do mar Ártico no início do inverno", disse Jason Hofgartner, primeiro autor do estudo e Ciências Naturais e Engenharia do Conselho de Pesquisa do Canadá estudioso da Universidade de Cornell.
 "Nós vamos querer ter essas condições,levando em consideração se queremos explorar a superfície de Titã algum dia."

Fonte
Daily mail

Nenhum comentário: