segunda-feira, 28 de maio de 2012

Caverna dos Cristais

Em 1910, mineiros descobriram uma caverna abaixo das minas de Naica, a Caverna das Espadas.
Essa está localizado a uma profundidade de 120 metros, acima da caverna de cristais que esta a uma profundidade de 300 metros,na caverna das espadas o tamanho dos cristais chegam a 1 metro de comprimento. Especula-se que a este nível, temperaturas de transição pode ter caído muito mais rapidamente, levando a uma extremidade do crescimento dos cristais.

A caverna de cristal gigante foi descoberto em 2000 por mineiros que escavaram um túnel para a Industrias Peñoles, empresa de mineração localizada em Naica, no México. A mineração em Naica contém depósitos substanciais de prata , zinco e chumbo .
A Caverna é uma cavidade em forma de ferradura de calcário na rocha. Seu piso é coberto com blocos perfeitamente facetadas cristalinas. Feixes de cristal enormes sobressair de ambos os blocos eo piso. As cavernas são acessíveis hoje porque as operações de bombeamento da empresa de mineração mantem seco de água. Se o bombeamento for interrompido, as cavernas seria novamente inundada. Os cristais deteriorar-se no ar, de modo que o Projeto de Naica está tentando documentar visualmente os cristais, antes de se deteriorar ainda mais.

A caverna dos cristais encontra-se em uma falha subterrâneo de magma abaixo da câmara da caverna. O magma aquece a água do solo e tornando-se saturado com minerais, incluindo grandes quantidades de gesso. O espaço oco da gruta foi preenchida com esta água rica em minerais quente e permaneceu cheia por cerca de 500.000 anos.
Durante este tempo, a temperatura da água manteve-se muito estável, com mais de 50 ° C.
A câmara principal contém gigantes cristais de selenito,o maior cristal da caverna encontrado até hoje é de 11 metros de comprimento, 4 metros de diâmetro e 55 toneladas. A caverna é extremamente quente, com temperaturas do ar chegando a 58 ° C,com 90-99 por cento de umidade!
A caverna é relativamente inexplorada devido a esses fatores, Sem proteção adequada as pessoas só podem suportar cerca de dez minutos de exposição de cada vez.
Em 2009 foi encontrado uma nova caverna,chamada de Palácio de Gelo,que fica a 150 metros de profundidade e não esta inundada, mas as suas formações de cristal são muito menores, com formações de "couve-flor 'pequena e muitos cristais, filiformes.

Fonte;
Wikipédia

Nenhum comentário: