segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Roteiro turístico relembra a trajetória de Renato Russo

Cada letra de Renato Russo, que viveu a maior parte da vida em Brasília, lembra lugares que marcaram gerações de brasilienses. A música de Renato Russo tem a cara de Brasília. Após a morte do compositor, em 11 de outubro de 1996, a cidade ganhou um roteiro turístico-cultural para que a população e os visitantes resgatem a trajetória do artista. Com o o passar do tempo e das mudanças políticas, o projeto perdeu força. Agora, o filho de Renato, Giuliano Manfredini de 22 anos, quer retomar e ampliar o circuito do líder do Legião Urbana.

Os lugares que compõem o roteiro foram definidos ainda em 1999 pela mãe de Renato, Maria do Carmo Manfredini. À época, com apoio do governo do DF, ela selecionou quatro lugares que marcaram diferentes fases do filho: Gilbertinho e Gilberto Salomão, no Lago Sul; Parque da Cidade, no Plano Piloto; e o extinto Teatro Rolla Pedra, em Taguatinga. Nesses locais foram fixadas placas com trechos de algumas músicas acompanhados de um texto explicativo sobre a importância do espaço.
Passados 10 anos, o circuito turístico-cultural está abandonado. Dos quatro lugares, três estão sem as identificações originais. A única placa preservada é a do Gilberto Salomão. As colocadas no Gilbertinho e no Parque da Cidade foram trocadas. Em Taguatinga, nem existe mais. Exceto o parque, os antigos centros culturais se tornaram grandes pontos comerciais. "É assim que Brasília trata seus filhos", desabafa o filho do artista.

Menos reclamações e mais atitude. Partindo desse princípio, o filho de Renato Russo deu o primeiro passo para revitalizar os espaços e colocar o roteiro de volta na agenda dos moradores e de quem visita a capital. "Brasília não deve ser lembrada só pela política e pela fama de corrupção, mas pela cultura e pela arte", afirma Giuliano. "Meu pai foi uma referência muito importante da cidade, ele deve servir como ponto de partida para novas criações."Para dar consistência ao projeto, Giuliano busca parceria com o governo do Distrito Federal. Ele já esteve com o secretário de Turismo, Luiz Otávio Neves, e será recebido pelo secretário de Cultura, Hamilton Pereira. Neves demonstrou interesse pelo projeto e uma nova reunião será realizada. Além de melhorar as condições das áreas existentes, o plano é ter mais pontos e neles instalar novas placas. Os pontos escolhidos são a superquadra 303 Sul, onde Renato Russo cresceu – "Lá em casa tem um fosso, mas a água é muito limpa", diz um trecho da canção Há Tempos; a Cultura Inglesa, local em que o artista se reunia à turma para ver filmes – "Vocês vão ver suas crianças derrubando reis.., Fazer comédia no cinema com as suas leis", da música Geração Coca-cola; e o Brasília Rádio Center, que reunia estúdios onde as bandas ensaiavam.

Inspirado no roteiro dos Beatles em Liverpool, no qual visitantes fazem o trajeto dos músicos pela cidade e conhecem um pouco mais dos artistas, o Circuito Renato Russo, em Brasília, será uma alternativa aos roteiros tradicionais, como o de arquitetura, o político e o jurídico. As pessoas terão outras opções que não o turismo cívico. "Brasília é a capital da cultura e do rock, temos que fazer por onde", diz Giuliano Manfredini.

Fonte;
Jornal Brasil 247

Nenhum comentário: