quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Planta Atropa Beladona

Carlos Lineu, botânico, zoólogo e médico sueco, criador da nomenclatura binomial e da classificação científica, sendo assim considerado o "pai da taxonomia moderna". Em 1700, denominou esta planta de Atropa beladona, pois sabia que as mulheres utilizavam extratos de Atropa nos olhos para dilatar as pupilas de modo a ficarem mais belas, denominou-a de beladona (mulher bela). A esse nome, juntou o de Atropa, baseando-se em Atropos que era, segundo a mitologia grega, a divindade responsável pela morte das pessoas, sendo uma das três moiras(pacas,na mitologia Greco-Romana) que controlavam o destino.
Das 3 pacas uma seria responsável pelo nascimento, a outra pelo prolongamento da vida, e Atropos, seria a responsável pelo corte do fio da vida.

A beladona (Atropa beladona) é uma planta pertencente ao gênero Atropa nativa da Europa, Norte de África e Ásia Ocidental, encontrada em solos húmidos, principalmente à beira de rios, lagos e represas.A beladona é uma das plantas mais tóxicas encontradas no hemisfério ocidental. A ingestão de apenas uma folha pode ser fatal a um adulto, embora isto possa variar de um espécie para outra. A raiz da planta geralmente é a parte mais tóxica.
Todas as partes da planta contém alcalóides. As bagas possuem perigo maior devido serem atrativas, negras, brilhantes e terem sabor adocicado. A ingestão de quantidades superiores a cinco bagas pode ser mortal.
Devido ao fato de seus frutos, quando ingeridos puros ou na forma de chás, provocarem efeitos psicoativos (alucinações), essa planta é utilizada como droga por algumas pessoas.
Os seus sintomas principais são;pupilas dilatadas, taquicardia, alucinação, visão borrada, garganta seca, constipação e retenção urinária.
A pele pode secar completamente e os casos fatais mostraram pulsos rápidos.
Ela também é matéria prima na formação de um medicamento homeopático que leva seu nome. É igualmente substância ativa em medicamentos, que servem de antiespasmódicos nos espasmos da laringe, nas cordas vocais e nas traqueítes.

Esses sintomas são bem parecidos com o de envenenamento causado pela ingestão de atropina,substância essa presente em muitas plantas da família Solanaceae(mesma da Beladona).
Seu antídoto é a pilocarpina,que deve ser ministrado por um médico.Plantas muito confundidas com a Beladona são a Maria-pretinha e a amarílis.
A Maria-pretinha até é venenosa também,mas não tão "mortal",quanto a sua sósia Beladona. Comi muita Maria-pretinha na infância,mas sobrevivi felizmente,se eu soubesse de tudo isso, aqui comentado,não teria ariscaria a sorte não.

Nota;
Carlos Lineu também foi um dos fundadores da Academia Real das Ciências da Suécia. Lineu também participou do desenvolvimento da escala Celsius (então chamada centígrada) de temperatura, invertendo a escala que Anders Celsius havia proposto, que tinha 0° como ponto de ebulição da água e 100° como o ponto de fusão.

Crime causado com a ajuda da beladona.

Fonte;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Beladona

Nenhum comentário: