domingo, 21 de agosto de 2011

Hagia Sophia(Basílica de Santa Sofia)

Foi construída pelo Imperador Constâncio II filho do famoso imperador Constantino "o Grande" entre 532 e 537 no local onde tinham um templo pagão.
Em outras versões escrita em 440, Sócrates de Constantinopla afirmava que a igreja foi construída por Constantino II,ou seja outro filho de Constantino "o Grande" que estava trabalhando com ele em 346.
Uma tradição que não é mais velho que o 7 º - 8 º século, relata que o edifício foi construído por Constantino, o grande.(pai de Constâncio II e constantino II,e filho de Constâncio I )
O Patriarca de Constantinopla João Crisóstomo entrou em um conflito com a Imperatriz Eudoxia Aelia , esposa do imperador Arcádio , e foi enviado para o exílio em 20 de Junho 404. Durante os tumultos subsequentes, esta primeira igreja foi em grande parte queimada.
A segunda igreja foi ordenada por Teodósio II , que inaugurou em 10 de Outubro 415. A basílica, com um telhado de madeira foi construído pelo arquiteto Rufino.
Mas durante a Revolta de Nika em 532, a basílica(Hagia Sophia) foi destruída por um incêndio.Tudo que vemos hoje foi construído posteriormente a mando do imperador Justiniano I.
"escolhido" para construir a terceira basílica totalmente diferente, maior e mais majestoso do que seus antecessores.
Justiniano escolheu físico Isidoro de Mileto e matemático Anthemius de Tralles como arquitetos; Anthemius, no entanto, morreu durante o primeiro ano do empreendimento.
O imperador tinha material trazido de todo o império, como colunas helenístico do Templo de Artemis em Éfeso , grandes pedras de pedreiras no pórfiro de Egito , mármore verde da Tessália , pedra negra da região de Bósforo e pedra amarela trazida da Síria . Mais de 10 mil pessoas foram empregadas nesse novo empreendimento.
Hagia Sophia foi a sede do patriarca ortodoxo de Constantinopla e um cenário principal para cerimônias bizantina imperial, como coroações.

O Sultão Mehmet II prometeu a seus soldados três dias de pilhagem desenfreada se a cidade caísse sob seu domínio,Em 1453 o sultão Mehmet II conquistou Constantinopla e transformou-o em uma mesquita, e sultões subseqüentes têm feito vários acréscimos na Basílica desde então.
Em 1935, o primeiro presidente turco e fundador da República da Turquia, Mustafa Kemal Atatürk , transformou o prédio em um museu.A Hagia Sophia,é um dos maiores exemplos sobrevivente da arquitetura bizantina.
A maior atração da antiga Igreja é a impressionante cúpula de 102 metros de diâmetro que chega a 182 pés em direção ao céu. Outras características impressionantes da Hagia Sophia são incontáveis ​ mosaicos, a Loge da Imperatriz, a Porta de mármore, Lodge do sultão, Biblioteca Mahmut.

Dados Complementares Importantes

OBS;A Basílica de Santa Sofia fica em Istambul na Turquia,cidade essa que já teve vários nomes durante séculos como Bizâncio e Constantinopla.Sendo até 1922 a capital do Império Otomano.
Vale lembra que Istambul é a cidade mais populosa da Turquia,mas não é a atual capital,que se chama Ancara.

Em 425, Teodósio fundou a Universidade de Constantinopla.

A revolta recebeu o nome de "Nika" porque houve uma dúvida sobre quem vencera a corrida de cavalos que havia acontecido no hipódromo "Nika" quer dizer vitoria Contudo, o imperador Justiniano torcia para outro cavalo e declarou que o seu cavalo tinha vencido a disputa. A plebe, enfurecida, se rebelou e começou uma discussão entre as várias classes socias, o que quase nunca acontecia devido ao fato de que a alta sociedade geralmente não se envolve com a plebe.
Na prática, a revolta não se deu simplesmente por uma corrida de cavalos, e sim por uma série de motivos que já estavam acontecendo há muitos anos como: a fome, os impostos altíssimos, a falta de moradia, entre outras coisas que são parte da obrigação do governo.

Fonte;
Adaptação do texto Devorador do Pecado(AJS)
http://en.wikipedia.org/wiki/Hagia_Sophia
http://www.gizmocrazed.com/2010/08/top-10-iconic-buildings-in-the-world
http://pt.wikipedia.org/wiki/Basílica_de_Santa_Sofia

Nenhum comentário: