segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Carta do Chefe Seattle, ao Presidente dos Estados Unidos

Chefe Seattle (mais corretamente conhecida como Seathl) foi um chefe Susquamish que viveu nas ilhas do Puget Sound. Ele era conhecido por sua ousadia, coragem e liderança. Ele ganhou o controle de seis das tribos locais e continuou as relações de amizade com os brancos locais que havia sido estabelecida por seu pai. Seu discurso já famoso se acreditava ter sido dada em Dezembro de 1854. Existem várias versões de sua carta, o seguinte foi fornecido por Barefoot Bob .
Carta do Chefe Seattle

"O presidente em Washington manda dizer que deseja comprar nossa terra. Mas como você pode comprar ou vender o céu? A terra? A idéia é estranha para nós. Se não possuímos o frescor do ar eo brilho da água, como você pode comprá-los?
Cada parte da terra é sagrado para meu povo. Cada pinha brilhante, cada praia de areia, cada névoa nas florestas escuras, cada campina, cada inseto a zumbir. Todos são sagrados na memória e na experiência de minha gente.
Conhecemos a seiva que percorre o corpo das árvores como conhecemos o sangue que corre em nossas veias. Somos parte da terra e ela é parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs. O urso, o veado, a grande águia, são nossos irmãos. Os picos rochosos, o orvalho nas campinas, o calor do corpo do pônei eo homem pertencem todos à mesma família.
A água brilhante que escorre nos riachos e rios não é apenas água, mas o sangue de nossos antepassados. Se lhes vendermos nossa terra, vocês devem se lembrar que ela é sagrada. Cada reflexo brilhante nas águas límpidas dos lagos fala de acontecimentos e lembranças da vida do meu povo. O murmúrio das águas é a voz do pai de meu pai.
Os rios são nossos irmãos. Saciam nossa sede. Eles carregam nossas canoas e alimentam nossas crianças. Então você deve dar aos rios a bondade que você daria a qualquer irmão.
Se lhes vendermos nossa terra, lembre-se que o ar é precioso para nós, que o ar compartilha seu espírito com toda a vida que ele suporta. O vento que deu a nosso avô seu primeiro inspirar também recebe seu último suspiro.O vento também dá às nossas crianças o espírito da vida. Então, se nós vendermos nossa terra, vocês devem mantê-la intacta e sagrada, como um lugar onde o homem possa ir saborear o vento açucarado pelas flores da campina.
Você vai ensinar às suas crianças o que ensinamos aos nossos filhos? Que a terra é nossa mãe? O que acontece à terra acontece a todos os filhos da terra.
Isto sabemos: a terra não pertence ao homem, o homem pertence à terra. Todas as coisas estão ligadas como o sangue que une todos nós. O homem não teceu a teia da vida, ele é meramente um fio dela. Tudo o que ele faz à teia, ele faz a si mesmo.
Uma coisa sabemos: nosso Deus é também o seu Deus. A terra é preciosa para ele e ofender a terra é desprezar seu criador.
Seu destino é um mistério para nós. O que acontecerá quando os búfalos forem todos sacrificados? Os cavalos selvagens domados? O que acontecerá quando os cantos secretos da floresta são pesados ​​com o cheiro de muitos homens ea visão dos morros é apagado com fios que falam? Onde estarão as matas? Onde estará a águia? E o que é dizer adeus ao pônei arisco e depois caçar? O fim da vida eo início da sobrevivência.
Quando o último homem vermelho desaparecer com este deserto, e sua memória for apenas a sombra de uma nuvem se movendo sobre a pradaria, estas praias vão e florestas ainda estaria aqui? Haverá algum do espírito do meu povo?
Nós amamos esta terra como um recém-nascido ama o batimento cardíaco da mãe. Então, se nós vendermos nossa terra, ame-o como temos adorei. Cuidar dele, como temos cuidado para ele. Mantenha em sua mente a lembrança da terra, pois é quando você o recebe. Preserve a terra para todas as crianças, e amá-lo, como Deus nos ama.
Como somos parte da terra, você também é parte da terra. Esta terra é preciosa para nós. Também é preciosa para você.

Onde está o matagal? Desapareceu. Onde está a águia? Desapareceu. O fim do viver e o início do sobreviver."
Uma coisa que sabemos - não há um só Deus. Nenhum homem, seja ele homem ou o homem vermelho ou branco , podem ser separados. Somos todos irmãos, afinal. "

Nota do Blogueiro;
Muitas pessoas acreditam que o discurso foi escrito por um roteirista de Hollywood na década de 1970 baseado na declaração original pelo Chefe Seattle em 1854.
Isso não importa,o que importa é que essa versão foi feita baseada numa carta original, que na essência fala as mesmas coisas.
Desculpe-me a tradução de baixo nível, do texto.

Fonte;
http://www.csun.edu/~vcpsy00h/seattle.htm

Nenhum comentário: