segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A Peste Negra

A Peste Negra foi uma das mais devastadoras pandemias na história humana.
Originou-se na China e foi difundido por meio da Rota da Seda . Pode ter reduzido a população mundial de 450 milhões estimado para 350 e 375 milhões em 1400.
A praga, que acredita-se que foi transmitida pelo Yersinia pestis , é enzoótica (comumente presentes) em populações de terra roedores (mais especificamente, a variedade bobac da marmota ) na Ásia Central .
Em Outubro de 2010, os geneticistas confirmaram que a praga se originou na China. A ampla presença na China, de seus hospedeiros naturais, as espécies de roedores, como as marmotas e arganazes , foi provavelmente o principal fator por trás da sua origem e não humanos do país de tamanho da população.(na China, do século 13 conquista mongol interrompido agricultura e comércio, e levou à fome generalizada. A população caiu de aproximadamente 120 para 60 milhões.) NO século 14 a praga matou cerca de 25 milhões de chineses e outros asiáticos durante 15 anos, antes de entrar em Constantinopla em 1347.
A Praga teria sido introduzida pela primeira vez na Europa no comércio da cidade de Caffa na Crimeia em 1347. Depois de um cerco prolongado, durante o qual o exército mongol sob Jani Beg estava sofrendo da doença, e catapultou os cadáveres infectados ao longo dos muros da cidade para infectar os habitantes. Os genoveses comerciantes fugiram, levando a praga por via marítima para a Sicília eo sul da Europa, onde ela se espalhou. ou não essa hipótese é exata, é claro que várias condições pré-existentes, como guerras, fome, e tempo contribuiu para a gravidade da Peste Negra.
Relatos contemporâneos da praga são muitas vezes variadas ou imprecisa. Os sintomas mais comuns observados foram o aparecimento de ínguas nas virilhas, pescoço e axilas, que escorria pus e sangrava quando aberto. Isto seguido por febre aguda e vômitos de sangue. Algumas contas, como a de Louis Heyligen, um padre que vivem em Avignon, observou uma forma distinta da doença que infectou o pulmão e provocou problemas respiratórios.A maioria das vítimas morreram dentro de 2-7 dias após a infecção. David Herlihy identificou mais um sinal do potencial da praga: como manchas e-erupções.O povo Medieval chamava de catástrofe do século 14 "grande peste", " Escritores contemporâneos se refere ao evento como o "Grande Mortalidade".Crônicas Suecas e dinamarquesas do século 16 descrevendo os eventos como "negro" pela primeira vez, não para descrever o sinal estágio final da doença, em que sofre de pele que escurecem devido a hemorragias subepidérmica ( púrpura ), e as extremidades seria escurecer com gangrena ( necrose acral )

A praga retornou em intervalos com variação de virulência e mortalidade até o século 18. Em seu retorno, em 1603, por exemplo, a peste matou 38.000 londrinos. Outros notáveis do século 17 foram os focos da Peste italiana de 1629-1631 , ea Grande Peste de Sevilha (1647-1652), a Grande Praga de Londres (1665-1666), ea Grande Peste de Viena (1679). Existe alguma controvérsia sobre a identidade da doença, mas na sua forma virulenta, após a Peste Negra de Marselha em 1720-1722, a Peste Negra de 1738 (que atingiu a Europa Oriental), ea Praga Russa de 1770 - 1772.

A erupção do século 14 da peste negra teve um efeito drástico sobre a população da Europa, irrevogavelmente mudando a estrutura social. Foi, sem dúvida, um sério golpe para a Igreja Católica , e resultou na perseguição generalizada de minorias como judeus , estrangeiros, mendigos e leprosos . A incerteza da sobrevivência diária tinham sido vista como a criação de um clima geral de morbidade, influenciando as pessoas a "viver para o momento".

Na Europa, o Período Medieval Quente terminou aproximadamente no final do século 13, trazendo a " Pequena Idade do Gelo " e invernos mais severos com colheitas reduzidas. No Norte da Europa, as inovações tecnológicas, como o pesado arado eo sistema de três campos não foram tão eficazes na remoção de novos campos para a colheita como eram no Mediterrâneo porque o norte tinha pobres,e argila como o solo.Escassez de alimentos com isso os preços foram rapidamente inflados um fato da vida tanto quanto um século antes da praga. Trigo, aveia, feno de gado e, consequentemente, estavam todos na fonte curta. Sua escassez resultou em desnutrição , o que aumentou a suscetibilidade a infecções devido à baixa imunidade. No outono de 1314, as fortes chuvas começaram a cair, que foram o início de vários anos de invernos frios e húmidos.As fracas safras do norte já tinham sofrido de fome sete anos seguiu. Nos anos 1315-1317 uma catastrófica fome , conhecida como a Grande Fome , atingiu grande parte do Noroeste da Europa . Foi provavelmente o pior da história da Europa, talvez a redução da população de mais de 10%.

Fonte;http://en.wikipedia.org/wiki/Black_Death

Nenhum comentário: