segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O Vale das Múmias Douradas

O Vale das Múmias Douradas é um cemitério enorme no oásis de Bahariya,no deserto ocidental do Egito, descoberto em 1996.Por Dr. Zahi Hawass, com sua equipe egípcia, encontraram cerca de 250 múmias que datam de vários períodos diferentes da história.Do Egito Greco-Romano, onde as ruínas de um templo de Alexandre, o Grande pode ser encontrado. Acredita-se por alguns egiptólogos que o conquistador grego passou por Bahariya, quando regressava do oráculo de Amon,no oásis de Siwa . As escavações da necrópole greco-romano, conhecido como o Vale das Múmias Douradas. Cerca de trinta e quatro túmulos foram escavados a partir desta área até agora. Hawass estima que mais de 10 mil venha a ser descoberto.
Situado em uma depressão que cobre mais de 2000 km quadrados., Bahariya é cercada por morros de cor preta composta de quartzitos ferruginosos e dolorite.
O Oasis foi um dos principais centros agrícolas durante a era faraônica, e foi famosa pelos seus vinhos, Com o tempo, o Oásis Bahariya teve uma série de nomes diferentes. Ele tem sido chamado de Oásis do Norte, o pequeno oásis, Zeszes, Oásis Parva e especialmente durante a era cristã, o oásis de Al-Bahnasa, juntamente com vários outros nomes. Ao mesmo tempo, o Oásis Bahariya, assim como a maioria do resto do que é hoje conhecido como o deserto ocidental (ou da Líbia), foi a palavra de um oceano imenso. No entanto, de cerca de 3000 aC até os dias atuais, quase
não cai nenhumas chuvas nesta parte do mundo,E as águas subterrâneas são o sangue da vida.Os romanos fizeram várias melhorias no âmbito do Oasis, a construção de uma impressionante série de aquedutos (possivelmente) e os poços, muitos dos quais ainda são utilizados em Bawiti e Izza hoje.
Em 1996, quando um guarda antiguidades estava montando o seu jumento, no Oásis de Bahariya. A perna do jumento tropeçou em um buraco, revelando uma abertura no chão. Logo, as equipas de arqueólogos, arquitetos, restauradores, curadores e engenheiros começaram o que seria a maior expedição já feita no Egito, que continua até hoje.
Os arqueólogos e restauradores usaram cordas, escadas, poeira e rochas recortadas
para descobrir as estátuas originais, relevos de parede colorida, cerâmica e jóias.
Quatro tipos de múmias foram finalmente descoberto:

Múmias que são guilded, coberto com uma camada muito fina de ouro;
Múmias cobertas com cartonagem e cenas retratadas, como deuses e deusas. Por exemplo, Anubis do embalment, Osíris, Isis, e os quatro filhos de Horus, assim como o deus Toth. Todos esses deuses estão relacionadas com o julgamento;
Múmias dentro caixões antropóides (estes são caixões feitos de cerâmica com rostos humanos);
Múmias envolvido com linho.A primeira escavação descobriu quatro túmulos segurando 105 múmias em bom estado, mostrando a riqueza do povo daquela época. Os artefatos foram encontrados próximos as múmias, como estátuas de luto caros feitos de cerâmica, incluindo pulseiras, brincos e moedas.
Também múmias foram descobertas, em caixões de porcelana ou invólucros de lona, intocado por ladrões de túmulos apesar de terem sido encontrados em uma área onde os aldeões recolhiam pedras para construção. As múmias são cobertos com uma fina camada de ouro e vestindo máscaras de gesso. Sumptuoso máscaras mortuárias dourada retratam rostos reais de pessoas reais, ao invés de imagens estereotipadas.Embalado hermeticamente em pequenas cavernas esculpidas na rocha, as múmias ainda trazia cenas coloridas pintadas por artistas mortuária. Uma máscara mostravam pessoas tendo oferendas aos antigos deuses egípcios. Outro tinha uma coroa com a insígnia de Horus.
Alguns dos mortos pintados não olhou para o intruso, mas um para o outro - como eles tinham, intacta, há quase dois milênios. Em um canto, uma mulher deitada com seu marido,com o rosto virado para ele carinhosamente.
A investigação continua...

Fonte;
http://www.crystalinks.com/bahariya.html

Nenhum comentário: