quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Ilhas onde foram feito testes nucleares pela antiga URSS

O arquipélago é administrado pelo Arkhangelsk Oblast. Sua população é de 2.716 ( censo de 2002 ), dos quais 2.622 residem em Belushya Guba , um tipo de aglomeração urbana que é o centro administrativo do distrito de Nova Zembla. A população indígena é composta de cerca de 100 Nenetses , que subsistem principalmente na pesca , captura de urso polar e da caça.

Nova Zembla é composto por duas ilhas principais, separadas pelo estreito Matochkin Estreito , e um número de ilhas menores. As duas ilhas principais são Severny (norte) e Yuzhny (sul). Nova Zembla separa o Mar de Barents no mar de Kara .As montanhas atingem uma altura de 1.547 metros. A ilha do norte contém muitas geleiras , enquanto do Sul tem uma paisagem de tundra.Os recursos naturais incluem o cobre , chumbo e zinco. A área total é de cerca de 90.650 quilômetros quadrados.

Os russos sabiam de Nova Zembla a partir do século 11, quando os caçadores de Novgorod visitou a área.Para os europeus ocidentais, a busca da Passagem do Nordeste , no século 16 levou à sua exploração.A primeira visita de um ocidental Europeu foi por Hugh Willoughby em 1553, e encontrou os navios russos da caça comercial já estabelecido.O explorador holandês Willem Barents, atingiu a costa oeste da Nova Zembla em 1594, e em uma expedição posterior arredondada de 1596 o ponto Norte e inverna no Sudeste da costa norte.(Barents pereceram durante a expedição, e pode ter sido enterrado na ilha do norte.
Durante uma viagem mais tarde, por Fiódor Liitke em 1821-1824, a costa ocidental foi mapeada . Henry Hudson foi outro explorador que passou por Nova Zembla enquanto procurava a Passagem do Nordeste.

A ilha foi sistematicamente examinada por Pyotr Pakhtusov e Tsivolko Avgust no início dos anos 1830. O primeiro assentamento permanente foi criado em 1870 na Malye Karmakuly , que serviu como capital de Nova Zembla até 1926. Algum tempo depois, o centro administrativo foi transferido para Belushya Guba .

Um pequeno número de pessoas Nenets foram reassentados em Nova Zembla em 1870.
Essa população, em seguida, totalizando cerca de 1.500, foi removido em 1950, quando começaram os testes nucleares.
Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial , Nova Zembla brevemente serviu como base secreta de hidroaviões para Marinha alemã, para prestar vigilância de navios aliados em rota para a Sibéria . A base de hidroaviões foi estabelecido pelo U-255.

Em julho de 1954, Nova Zembla foi designada a Nova Zembla Test Site, cuja construção se iniciou em Outubro e existiu durante grande parte da Guerra Fria."A Zona", Chyornaya Guba foi utilizado em 1955-1962 e 1972-1975.
"Zona B", Matochkin Shar foi utilizado para os testes subterrâneos em 1964-1990."Zona C", Sukhoy foi utilizado em 1958-1961 e era o local da explosão de 1961 de Tsar Bomba , a maior bomba nuclear ja construída até então.

Outros testes ocorreram em outros lugares por todo o arquipélago, com uma gama de testes oficiais que abrange mais da metade da massa terrestre. Em setembro de 1961 duas ogivas termonucleares foram lançados de Vorkuta Sovetsky e Salekhard , respectivamente para as áreas afetadas em Nova Zembla. O lançador do foguete foi posteriormente implantado em Cuba .

O maior teste subterrâneo de Nova Zembla teve lugar em 12 de setembro de 1973, envolvendo quatro dispositivos nucleares de 4,2 megatoneladas de rendimento total. Embora bem menor em poder da explosão do que a Tsar Bomba e outros testes atmosféricos, o confinamento das explosões subterrâneas levou a grandes pressões rivalizando com os naturais terremotos.

No caso dos 12, de 1973, o teste de Setembro, a magnitude sísmica de 6,97 na escala de Richter foi atingido, deflagrando um 80 milhões de toneladas de avalanches que bloquearam duas das correntes glaciares e criou um lago de 2 quilômetros.
Ao longo de sua história como um local de teste nuclear, Nova Zembla hospedou 224 detonações nucleares com uma energia explosiva equivalente total a 265 megatons de TNT.Para ter uma idéia, todos os explosivos usados na Segunda Guerra Mundial , incluindo as explosões de duas bombas nucleares dos EUA, elevou-se a apenas dois megatons de TNT.

Em 1988-1989, a glasnost ajudaram a tornar as atividades de testes em Nova Zembla de conhecimento público,e em 1990 o Greenpeace realizaram um protesto no local. O último teste de explosão nuclear foi em 1990 (também o último para a União Soviética inteira União Europeia e Rússia)

OBS; Uma das espécies de animais presente na ilha é o urso polar , cuja população no Mar de Barents região é geneticamente diferente de qualquer outro urso polar.
Glasnost foi a política de publicidade máxima, a abertura ea transparência nas atividades de todas as instituições do governo na União Soviética , junto com a liberdade de informação , introduzida por Mikhail Gorbachev na segunda metade da década de 1980.

Fonte;
wikipedia.org

Nenhum comentário: