terça-feira, 2 de novembro de 2010

Lacrimosa


Lacrimosa é uma duo musical que mescla gothic metal, darkwave e metal sinfônico. Idealizada na Alemanha por Tilo Wolff em 1989, lançou sua demo tape Clamor em 1990, e em 1993 passou a contar com a presença da finlandesa Anne Nurmi, depois de sua participação nos teclados na turnê promocional do álbum Satura.
Seu estilo combina ramificações do metal com a música clássica, pela utilização de instrumentos eruditos como piano e formações orquestrais. A banda possui influências tanto de darkwave (primeiros três álbuns), quanto de Heavy Metal (Sapphire, do álbum Lichtgestalt e Liebesspiel, do álbum Fassade, entre outras), Progressive Metal (Deine Nähe, do álbum Stille) e, segundo muitos, até de Tango (Malina e Eine Nacht in Ewigkeit, ambas do álbum Echos). Em entrevista ao site Whiplash em 2004, Tilo Wolff afirmou:
"O Lacrimosa é a inspiração de sentimentos, sem ter vínculo com estilos musicais. De fato a imagem e fotos podem sugerir que somos góticos, mas nem sempre exploramos esse estilo a fundo. É algo mais profundo. Mas não me importo com isso."
Quase todas as letras de suas canções são escritas em alemão, mas a partir do álbum Inferno também há letras em inglês (Copycat e Not Every Pain Hurts, entre outras) e em finlandês (Vankina e trechos de Schakal), além de uma versão de Durch Nacht und Flut parcialmente em espanhol, no álbum ao vivo Lichtjahre.
A autoria das letras é de Tilo Wolff, exceto por Hohelied Der Liebe, do álbum Lichtgestalt (2005), cuja letra foi retirada da Bíblia Sagrada (Primeira Carta de Paulo aos Coríntios, capítulo 13).
Os principais temas abordados por Lacrimosa são a solidão, tristeza e amor.
A banda já se apresentou duas vezes no Brasil (28 de Julho de 2004 - Olympia e 4 de Outubro de 2007 - Credicard Hall, ambos em São Paulo)
Em 2008, um site mexicano publicou que Tilo Wolff teria morrido em um acidente aéreo nas proximidades de Hannover. A publicação foi desmentida pela gravadora, que afirmou que o músico estava na Suíça, trabalhando nas gravações do novo álbum da banda.
O penúltimo álbum da banda, Sehnsucht, teve seu lançamento dia 8 de Maio de 2009, depois de 4 anos sem nenhum novo álbum de estúdio. Em 2010, Lacrimosa lançou Schattenspiel (jogo de sombras em alemão), um álbum duplo comemorativo dos vinte anos de carreira da banda. Nele encontram-se canções que não foram utilizadas em trabalhos anteriores, versões alternativas para canções já gravadas e duas músicas inéditas: Sellador e Ohne dich ist alles nichts. O que difere este dos outros álbuns é a fusão do eletrogótico com o metal, o que gerou uma suave e ao mesmo tempo impactante atmosfera darkwave.

Fonte;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lacrimosa

Nenhum comentário: