terça-feira, 7 de setembro de 2010

Existiu Floresta na Antártida, a 50 Milhões de Anos atrás


50 milhões de anos a Antártida não foi o deserto gelado pensamos hoje, mas uma floresta verdejante.
Nosso conhecimento da floresta da Antártida é irregular.
A floresta na Antártica existiu durante um período de aquecimento global quando não havia calotas polares. Fossilizados folhas fornecem uma das únicas pistas sobre o ecossistema, e muito pouco se sabe sobre a vida de qualquer inseto ou animal que viveu lá. Estudos compara os registros fósseis limitada com folhas das florestas do Chile hoje. Fechar uma comparação entre as folhas fossilizadas com as folhas chilena permitirá aos cientistas reunir pistas sobre a vida de insetos que existiam nas antigas florestas.
"A vegetação na Antártida durante o período Cretacéo, 50 milhões de anos atrás, era muito semelhante ao do Chile de hoje - sugerindo fortes ligações evolucionárias entre Antártica e América do Sul.

Foram achados 2.000 fósseis de folhas antigas que se originam a partir do Ilha Rei George e Ilha Seymour na Península Antártica.
As folhas mostram padrões surpreendentemente similar de ataque de insetos, o que dá pistas para o tipo de bugs que existiam na Antártica, como atualmente não há registros fósseis de insetos.
O trabalho confirma que a Antártida beneficiado quentes correntes de oeste, especialmente na península ocidental, ao contrário das correntes frias que experimenta hoje.

Fonte;www.leeds.ac.uk/news/article/622/piecing_together_antarcticas_lost_forest

Nenhum comentário: