domingo, 26 de setembro de 2010

Dioneia (Dionaea muscipular)


A dioneia (Dionaea muscipula) é uma planta carnívora que pega e digere presa animal (normalmente insetos e aracnídeos). A estrutura de captura é formada por dois lóbulos unidos pela base e presos na ponta de cada uma das folhas. A planta também é conhecida como Vênus papa-moscas, em alusão à deusa grega do amor e da fertilidade.
A Dionéia é encontrada em pântanos pobres em nitrogênio no sudeste dos Estados Unidos, principalmente no raio de 160 quilômetros de Wilmington, Carolina do Norte. A coleta de plantas in natura é fortemente restringida por leis estaduais e federais, devido a pequena extensão do seu habitat. O solo pobre em nutrientes é a razão pela qual a planta evoluiu para ter armadilhas tão elaboradas: os insetos fornecem o nitrogênio usado para formar proteínas, papel que o solo onde a planta cresce não cumpre como deveria.

A planta tem a forma de uma pequena roseta com cerca de quatro a sete folhas, que brotam de um curto caule subterrâneo (Plantas que parecem ter mais folhas geralmente são colônias , formadas por rosetas que se dividiram sob o solo). Cada folha chega a cerca de três a sete centímetros, dependendo da época do ano.Folhas mais longas são geralmente formadas após a floração.

A folha é dividida em duas regiões: uma plana que se ocupa da fotossíntese, e um par de lóbulos unidos pela base, como a concha de uma ostra, preso na outra seção por uma das pontas do fulcro. A superfície interna desses lóbulos (que formam a armadilha em si) contêm um pigmento vermelho, a antocianina, e as suas bordas secretam néctar: estas iscas atraem os insetos, presas da planta. Os lóbulos se movimentam com surpreendente rapidez, fechando-se instantâneamente quando estimulados pela presa. O mecanismo de captura é disparado quando a presa toca em um dos três pêlos (tricomas) situados na parte interna de cada lado da armadilha.

*O solo ideal é uma mistura de areia e esfagno, ou musgo esfagno.

*As Dionéias não devem ser regadas com água de torneira; os sais acumulados são fatais para a maioria das plantas carnívoras - Dionéia inclusive. Água destilada, água pura da chuva ou água artificialmente tratada com ácido sulfúrico deve ser usada em seu lugar.

*O solo deve ser mantido úmido (e a umidade alta) constantemente, pondo o vaso em um vaso com água.*Não ativar as armadilhas manualmente.

*Planta saudáveis produzirão um talo com flores na primavera. Entretanto, é aconselhável retirá-los antes de florecer, pois isto consome grande parte das forças da planta, e reduz a taxa de crescimento de novas folhas.

Nota do Blogueiro;As fotos usada nessa postagem é da minha planta de estimação,se observar bem da para ver a sua haste de floração,como dito no texto o cloro faz mau a maioria,se não for a todas plantas carnívoras,então invés de comprar água,ou tentar reter água da chuva para o consumo da planta,você pode pegar água da torneira e deixa-la em descanso num balde por 48 horas,você não precisa alimenta-la,ela é capaz de fazer isso sozinha,e mesmo que não "consiga" ela consegue sobreviver sem os insetos.

Fonte;http://pt.wikipedia.org/wiki/Dioneia

Nenhum comentário: