sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Mensa


A Mensa International é a maior, mais antiga e mais famosa sociedade que reúne pessoas com altos quocientes de inteligência do mundo. A organização destina-se à associação entre pessoas com QIs nos 2% do topo de qualquer teste de inteligência padrão aprovado.
Roland Berrill, um advogado australiano e o Dr. Lancelot Ware, jurisconsulto e cientista inglês, fundaram a Mensa na Inglaterra em 1946. Eles haviam tido a idéia de formar uma sociedade para pessoas brilhantes, a única qualificação para tornar-se membro era ter um alto QI. Os objetivos originais eram, como ainda são hoje, a criação de uma sociedade não-política livre de todas as distinções raciais ou religiosas. A sociedade dá as boas vindas a todas as pessoas, independentemente de sua origem, cujos QIs preencham o critério, com o objetivo dos membros apreciarem a companhia uns dos outros e participarem de uma vasta gama de actividades sociais e culturais.
Mensa aceita indivíduos cuja pontuação esteja dentro (ou acima) dos 98% em testes-padrão de QI tais como o Stanford-Binet. A Mensa administra seus próprios testes para aqueles que ainda não têm pontuações qualificativas em outros testes; cada grupo nacional da Mensa têm suas próprias regras e procedimentos para a aplicação de testes. Dado que testes diferentes são parametrizados diferentemente, não é significativo comparar pontuações totais entre testes, somente percentuais.
A Mensa International tem mais de cem mil membros, sendo mais de cinqüenta mil somente nos Estados Unidos. Em acréscimo ao encorajamento de interacção social entre seus membros, a organização está também envolvida com programas para crianças superdotadas, alfabetização e bolsas de estudo. O nome provém de mensa, a palavra latina para "mesa" e indica que é uma sociedade de iguais que se sentam à volta de uma mesa redonda (embora sua logomarca mostre uma mesa quadrada).
A Mensa está presente em mais de 100 países. A Mensa Internacional possui uma estrutura que delega a administração a grupos nacionais organizados. São três as categorias de "Mensas Nacionais": A Emerging, a Provisional e a Full. A última é a com maior grau de autonomia. Para a Mensa Nacional ser promovida de categoria é necessário ter progressivo aumento de número de membros, além da promoção de atividades de intercâmbio e benefícios para os membros existentes. Os presidentes das Mensas Nacionais Full formam o IBD (International Board of Directors). Para uma Mensa Nacional ter direito a um voto neste conselho, é necessário pelo menos 500 membros. Uma Mensa Nacional pode ter direito a mais de um voto, proporcionalmente ao número de membros que esta possui. Nos países onde não existem Mensas Nacionais organizadas, os membros são filiados diretamente à Mensa Internacional.

Nota do Blogueiro;esse numero poderia ser muito maior se todos que se acham capaz de ingressa nesse grupo fosse atrás,exemplo claro disso é o Brasil que conta com 300 membros poderiam ter muito mais,assim como Portugal que os seus membros não chegam a 100,entre membros brasileiros populamentes conhecidos tem o Roger Rocha(ultraje a rigor)e Lucas de Grassi(piloto de formula 1)

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Mensa_International

Um comentário:

Roberto Autran Nunes disse...

Sociedades de Alto QI não servem para nada, além de pagar anuidades.