segunda-feira, 7 de junho de 2010

Tragédia de Superga(Torino Football Club )


A tragédia de Superga foi um acidente aéreo ocorrido a 4 de Maio de 1949. Às 17:05 horas , o Fiat G212 que levava a bordo toda a equipa do "Torino Calcio" chocou com a fachada da basílica de Superga, perto de Turim.
Na jornada 34 da temporada 48-49, o Torino tinha 4 pontos sobre a Internazionale e faltando 4 jornadas e 8 pontos por jogar, a Liga declarou-o campeão. Seu avião havia se chocado contra a igreja de Superga a umas milhas de Turin, regressando de um amistoso com o Benfica de Lisboa. Não houve sobreviventes. Acabou-se neste dia a história da melhor time italiano de todos os tempos, e um dos maiores da historia do futebol, o Grande Torino da década de 40.
4 de maio 1949, o mesmo dia da catástrofe, em honra ao brilhante Torino da época, a seus jogadores, técnicos e acompanhantes, declarou-se vencedor da Liga. Depois do luto nacional, e ante a emoção universal, a equipe juvenil substituiu por completo à equipe profissional ... para jogar as quatro partidas pendentes e as quatro partidas ganhou a equipe juvenil. 15 de maio de 1949, Torino-Genova, 4-0, 22 de maio, Torino-Palermo, 3-0, 29 de maio, Sampdoria-Torino, 2-3 e 12 de Junho, em uma última partida emocionante, os juvenis ganharam no Stadio Comunale por 2-0 da Fiorentina. Em um grande gesto de respeito, os quatro rivais também escalaram juvenis.
Assim, o Torino, líder esportivo, no dia do drama e declarado campeão de honra e luto, também se proclamou campeão esportivo. Os juvenis honraram de tão bela forma a seus ídolos, como Valentino Mazzola, a estrela, o criador, goleador e organizador do Grande Torino. O drama do desaparecimento da equipe não pôde com a beleza da entrega e do jogo da equipe juvenil.
É que naquele então o Torino apaixonava, era o melhor da Itália, fazia uma década, a Juventus era então o segundo da cidade da Fiat. Este scudetto de 1949 era o quinto consecutivo. Em 1947/48, o Torino tinha marcado 125 gols em 40 partidas.
O Grande Torino jogava no ataque, Valentino Mazzola, o mesmo melhor realizador com 20 a 30 gols anuais, o pai de Sandro Mazzola do Inter dos 60, animava e iluminava o balet dos gols de Menti, Loik, Gabetto, Ossola, com Grezar, Rigamonti e Castigliano na medular e poucos zagueiros, que até tinham nome de balet: Ballarin, se chamava o cabeça de área. E bailava diante de Bacigalupo, "lupo" de guarda que não tomava gols porque seus companheiros se consagravam a atacar e marcar gols aos contrários para o descanso de seus escassos zagueiros
No dia 4 de Maio de 1949 morreu o melhor futebol da Itália em Superga e 10 anos mais tarde o calcio estreava o catenaccio, e o Grande Torino criativo e ofensivo de Valentino já era uma simples lembrança dramática. É possível também que a historia do futebol italiano mudou esse dia. O Torino só ganharia um scudetto mais em 1976.

TIME(time completo e vitimas do desastre)

Jogadores

Valerio Bacigalupo
Aldo Ballarin
Dino Ballarin
Milo Bongiorni
Eusebio Castigliano
Rubens Fadini
Guglielmo Gabetto
Ruggero Grava
Giuseppe Grezar
Ezio Loik
Virgilio Maroso
Danilo Martelli
Valentino Mazzola
Romeo Menti
Piero Operto
Franco Ossola
Mario Rigamonti
Julius Schubert

Funcionários

Arnaldo Agnisetta
Ippolito Civalleri
Egri Erbstein
Leslie Lievesley
Ottavio Corina
Jornalistas
Renato Casalbore
Luigi Cavallero
Renato Tosatti
Tripulação
Pierluigi Meroni
Antonio Pangrazi
Celestino D'Inca
Cesare Biancardi

Outros
Andrea Bonaiuti

Fonte;http://pt.wikipedia.org/wiki/Trag%C3%A9dia_de_Superga

Nenhum comentário: