domingo, 4 de abril de 2010

Moli


Móli (do grego μῶλυ, môly) é uma erva mágica, mítica, de raiz negra e flores brancas. Segundo a etimologia popular, seu nome estaria relacionado ao verbo môlyein, "embotar", "relaxar", "enfraquecer", "amolecer", "esgotar", ou seja, móli é o antídoto que torna ineficazes todos os venenos. É um phármakon esthlón, um antídoto eficaz contra magas e bruxas, mas só pode ser colhido por mãos divinas.

Teofrasto, descreve com o nome de móli um alho da Arcádia que deve ser o alho-negro Allium nigrum, mas a identificação é arbitrária, assim como o da botânica moderna, que deu o nome científico de Allium moly ao alho-dourado.

A planta mítica é citada na Odisséia: ao chegar à ilha de Circe, Odisseu enviou 23 marinheiros para explorarem o local. Tendo descoberto o palácio de Circe, esta os recebeu cordialmente, fê-los sentar, preparou-lhes uma poção e depois, tocando-os com uma varinha, transformou-os em animais semelhantes a porcos. Ciente do que acontecera, o herói pôs-se de imediato em busca dos companheiros. Quando já se aproximava do palácio, apareceu-lhe Hermes, sob a forma de um belo adolescente, e lhe ensinou o segredo para escapar a Circe: deu-lhe a planta móli, que deveria ser colocada na poção envenenada servida pela feiticeira. Quando Circe tocou-o com a varinha e mandou-o deitar-se com os companheiros na pocilga, a poção não surtiu efeito. Empunhando a espada, como aconselhara Hermes, o herói exigiu a devolução de seus companheiros e ainda desfrutou, por um ano, do amor e da hospitalidade de Circe.

Fonte;Wikipédia Espanhola/http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/M%C3%B3li

Nenhum comentário: