terça-feira, 6 de abril de 2010

Leónidas(Os 300 de Esparta)


Rei e General de Esparta, Leónidas é famoso pela heróica atuação sua e de sua guarda pessoal na Batalha das Termópilas, contra os exercitos de Xerxes, rei da Pérsia. A época em que a invasão persa se deu não era nada favorável aos gregos, em Esparta era época em que se festejava a Carnéia e no resto da Grécia as Olimpíadas, ambos os eventos, por tradição proibiam combates, Leónidas viu-se num grave dilema entre infringir a lei e executar a tão necessária defesa. Por fim, partiu de Esparta junto de 300 soldados de sua guarda pessoal, pelo caminho no entanto juntaranse a eles outros homens de aldeias vizinhas e aliadas totalizando algo próximo de 7 mil soldados.
No Desfiladeiro das Termópilas as tropas de Leónidas confrontaram os mais de 200 mil persas, que de início foram rechaçados pelos Gregos, todavia, graças a traição do pastor local Efialtes, que subornado por Xerxes guiou os persas por um caminho que contornava as Termópilas. Sabendo da traição, Leónidas dispensou os aliados, mas permaneceu com seus 300, e aos que ficaram voluntariamente disse: “Almocem comigo aqui, e jantem no inferno”, pois a lei espartana não permite retiradas, ou se volta para casa vitorioso ou morto sobre o escudo. Durante os três dias anteiores os gregos quase sem baixas, acabaram com 20 mil persa, mas depois da traição de Efialtes acabaram cercados pelo exercito de Xerxes.

Antes do embate final, Xerxes ordena a Leónidas: “Deponham suas armas e se entreguem” e o rei de Esparta respondeu apenas: “Venham pegá-las”, ultimas palavras do rei antes de suas tropas serem atingidos por uma chuva de flechas e massacradas por todos os lados pelo exercito persa, sua cabeça foi empalada e seu corpo crucificado. A vingança grega viria algum tempo depois.

A estratégia de Leónidas é lembrada até hoje por sua simplicidade e brilhantismo. Usando do fato de que os gregos conhecem melhor sua terra que os estrangeiros invasores, ele usou do terreno para anular a colossal desvantagem numérica e conseguir uma chance considerável de vitória, provando como muitas outras vezes ocorreu na hitória, que numeros não vencem batalhas, estratégias vencem batalhas.

Hoje existe um monumento nas Termópilas em homenagem a Leónidas sob o qual está escrita a frase “Venham pegá-las” e aos 300 espartanos que o acompanharam na batalha e na morte com a frase: “Estrangeiro, vai contar aos Lacedemónios que jazemos aqui, por obedecermos às suas leis.”

É muito popular a célebre frase do rei Leónidas em resposta a afronta de Xerxes da Pérsia que afirmando: “Minhas flechas serão tão numerosas que obscurecerão a luz do Sol” obteve a serena resposta: “Tanto melhor, combateremos à sombra!”

Nota;Baseado nessa história foi feito o filme Os 300 de Esparta,filme do qual é muito bom,tirando os trajes exagerados do rei persa Xerxes, do qual também deixou o seu nome gravado na história junto com seu pai Dario I,no filme o traidor das tropas Espartanas é um possível filho de um ex-soldado espartano,mas na história atribuída a real, foi um pastor o traidor.

Fonte;http://roged.wordpress.com

Nenhum comentário: