terça-feira, 6 de abril de 2010

DARIO I


Dario I, cognominado o Grande, (em persa antigo: Darayavahush,"que possui a bondade" era filho de Histaspes. Seu nome em persa moderno é داریوش (Dóriush) e em hebraico דַּרְיָוֶשׁ (Daryawesh); já em grego antigo as fontes chamam-no Δαρεῖος (Dareios) e os indianos chamavam-no de दरायु (Darāyu) em sânscrito). Foi rei da Pérsia desde meados de 521 a.C. a 486 a.C., e subiu ao trono com um golpe de estado que afastou o usurpador Smerdis. Todavia, o historiador grego Heródoto explica que a ascensão de Dario ao trono se deu por meio de uma espécie de sortilégio entre os líderes do golpe: antes do amanhecer, cavalgariam, todos juntos, pela planície, em direção ao nascente, e se o cavalo de algum deles se empinasse e relinchasse no instante em que o sol despontasse no horizonte, isto seria um sinal divino indicando quem deveria ser o imperador. Empinou-se, e relinchou, para o sol nascente, o cavalo de Dario.

Nos séculos VI e V a.C., os persas dominavam a Anatólia, a Síria, a Palestina, o Egito, a Armênia e a Mesopotâmia, além do próprio planalto do Irã. Dario I, senhor desse grande império, deu ênfase à defesa para consolidar suas fronteiras e para isso incrementou os efetivos de arqueiros. Criou também uma organização com divisões de dez mil homens, distribuídos em dez batalhões, cada um deles com dez companhias. Dividiu o Império Persa em províncias e nomeou administradores de sua confiança. No Império, as comunicações, o comércio e o deslocamento de tropas eram facilitados por grandes estradas.

Com o exército assim organizado, lutou contra os citas, vasta nação nômade que se dispersava da foz do Danúbio e das regiões ao norte dos mares Negro e Cáspio até o planalto do Pamir; subjugou a Trácia e a Macedónia; e expandiu os limites do Império, em direção ao leste, até o rio Indo. Foi na época de Dario que o reinado Aquemênida alcançou seu apogeu, tanto em extensão territorial quanto em poder político.

Dario e seu filho e sucessor, Xerxes I, sofreram, contudo, sucessivas derrotas ao tentarem dominar a Grécia. Em 492 a.C. foi enviada uma expedição, comandada pelo general Mardónio, para controlar uma rebelião nas cidades gregas da costa da Ásia Menor e, em seguida, conquistar a Grécia, mas apesar das vitórias na Ásia, o exército persa seria derrotado em território europeu, nas batalhas de Maratona e Platéia. Dario foi sucedido por seu filho Xerxes (Khashayar) (485-465 a.C.). No reinado de Xerxes é que última grande campanha militar contra os Gregos foi empreendida, tendo como resultado a derrota final dos persas na batalha naval de Salamina (480 a.C.). Essas derrotas impostas pelos gregos, somadas à crise da autoridade persa na Ásia Menor, às revoltas dos povos dominados e às disputas pelo poder, enfraqueceram o Império Persa, que acabaria vindo a ser conquistado, um século e meio após a morte de Dario, pelo rei macedônio Alexandre, o Grande.

A capital dos Aquemênidas foi a cidade de Persépolis. Xerxes, filho de Dario, foi sucedido por sete outros reis, sendo o último deles o Imperador Dario III, que foi vencido por Alexandre.

A história do reinado de Dario ficou relatada na inscrição de Behistun, no atual Irã.

Fonte;http://pt.wikipedia.org/wiki/Dario_I_da_P%C3%A9rsia

Nenhum comentário: