quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Unificação do Egito


Menes é o nome grego que lhe foi atribuído, mas os egípcios chamavam-lhe Meni. Hórus Aka, como também é chamado, pode ser traduzido como: "Hórus dos juncos", em alusão à lenda na qual Ísis esconde Hórus entre os juncos e papiros do Nilo. Este nome é interessante porque faz pensar imediatamente na guerra lendária entre Hórus (divindade protectora do Baixo Egipto) e Set (divindade protetora do Alto Egito), na qual este último é derrotado por Hórus que se torna, assim, o primeiro rei de todo o Egipto. É fácil chegar à conclusão que se trata da mitificação de uma guerra que existiu realmente.
(Paleta de Narmer – relevo que demonstra a unificação do Egito)
Menés foi o faraó que unificou o Baixo (Delta) e o Alto (Vale) Egito, é a ele que se atribui esse importante passo da história egípcia (é o nome de Menés que inicia a lista dos faraós), mas de acordo com a Paleta de Narmer, Narmer foi quem governou todo o Egito pela primeira vez. Por isso, muitos acreditam que ambos eram a mesma pessoa.

Há, no entanto, alguma unanimidade em afirmar que Menes foi o fundador de Mênfis como a capital Egípcia, construção que teria sido seu maior legado à história. Mênfis estaria localizada entre os dois antigos reinos. Até certo ponto, o exército de Hor-Aha invadiu a Núbia ao sul, espalhando seu poderio até a primeira catarata do Nilo. Fundou a cidade de Crocodilopólis e começou a construção de um templo dedicado a Neith em Sais. Foi Menés também, quem dividiu o Egito em nomos. Cada nomo atuava como uma atividade economica e administrativa, mas também religiosa. Cada nomo possuia um nomarca e um deus em específico para ser adorado. Menés deixou cada nomarca encarregado de cuidar de tudo o que sua província necessitasse (construções, cerimônias etc).

Seu reinado durou sessenta e quatro anos e lhe atribuem o estabelecimento do costume para a realeza da criação de templos para os deuses egípcios. Conta-se que Aha morreu pelas feridas sofridas numa caça de hipopótamos, com uma idade avançada para a época, segundo Manetho.

Foi enterrado primeiramente em Abidos, acompanhado de jovens seguidores e servos, no que seria o primeiro completo funeral monumental da historia do Egito, post-morte em Sakhara. Sua mãe ou esposa, Neithhotep, foi enterrada também em uma grande tumba que o monarca mandou construir em Abidos.
Fonte;Wikipédia BRA.

Um comentário:

Anônimo disse...

por favor, mude a cor do texto que não da para enxergar absolutamente nada! :)