quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Noruega!


A Noruega (bokmål: Norge; nynorsk Noreg), oficialmente Reino da Noruega, é um país nórdico da Europa setentrional que ocupa a parte ocidental da Península Escandinava, a ilha de Jan Mayen e o arquipélago ártico de Svalbard, através do Tratado de Svalbard. A parte continental do país divide fronteira a leste com a Suécia, ao sul com a Finlândia e a leste com a Rússia. O Reino Unido e as Ilhas Faroe estão a oeste, através do Mar do Norte, a Islândia e a Groenlândia estão a oeste, através do mar da Noruega, e a Dinamarca fica próxima ao extremo sul do país, através do estreito de Skagerrak. A Ilha Bouvet e a Ilha de Pedro I são territórios dependentes (norueguês:Biland) da Noruega, mas não são considerados parte do Reino. A Noruega também reivindica uma parte da Antártida conhecida como Terra da Rainha Maud, uma reivindicação que foi reconhecida pela Austrália, França, Nova Zelândia e Reino Unido.
A extensa linha costeira da Noruega, de frente para o Oceano Atlântico Norte e para o Mar de Barents, é a casa de seus famosos fiordes.

Nas duas primeiras décadas após a Segunda Guerra Mundial, o país experimentou um rápido crescimento econômico devido ao transporte marítimo, a marinha mercante norueguesa e pela industrialização doméstica, já a partir da década de 1970 o crescimento foi resultado da descoberta de grandes jazidas de petróleo no mar do Norte e no Mar da Noruega. Hoje o país é classificado como o mais rico do mundo, com a maior reserva de capital per capita do que qualquer outra nação. Em agosto de 2009 o fundo de riqueza soberana da nação anunciou que possuía cerca de 1% de todas as ações de bolsas de valores do mundo, provavelmente referindo-se a ações negociadas publicamente. A Noruega é o sétimo maior exportador de petróleo do mundo[6] e a indústria do petróleo representa cerca de um quarto do PIB do país. Depois da Crise econômica de 2008-2009, os banqueiros têm considerado a coroa norueguesa uma das mais sólidas moedas do mundo.

A Noruega também possui ricos recursos em campos de gás, hidroeletricidade, peixes, florestas e minerais. O país foi o segundo maior exportador de frutos do mar (em valor, depois da República Popular da China) em 2006.[9] Outras principais indústrias do país incluem a de processamento de alimentos, construção naval, metais, produtos químicos, mineração, pesca e produtos de papel. A Noruega mantém o modelo social escandinavo baseado na saúde universal, no ensino superior subsidiado e em um regime compreensivo de previdência social. A Noruega foi classificada como o melhor país do mundo em desenvolvimento humano entre 2001 e 2007.Em 2009, o país foi novamente classificado pela ONU como o melhor país do mundo para se viver A Noruega também foi avaliada como o país mais pacífico do mundo em uma pesquisa realizada em 2007 pelo Índice Global da Paz.

Apesar de ter rejeitado a adesão à União Europeia em dois referendos, a Noruega mantém laços estreitos com a UE e com seus países membros, bem como com os Estados Unidos. O país é considerado um participante de destaque na diplomacia e na cooperação internacional, tendo sido profundamente envolvido nos fracassados Acordos de Oslo e nas negociações de uma trégua entre o governo do Sri Lanka e os Tigres Tamil. A Noruega continua a ser um dos maiores contribuintes financeiros da Organização das Nações Unidas e participa com as forças da ONU em missões internacionais, como no Afeganistão, Kosovo e Darfur.

Um estado unitário com sub-divisões administrativas em dois níveis conhecidas como condados (fylker) e comunas (kommuner), a Noruega é uma monarquia constitucional hereditária e uma democracia parlamentar, com o Rei Harald V como seu Chefe de Estado. O povo Sami tem uma certa dose de auto-determinação e influência sobre seus territórios tradicionais, através do Parlamento Sámi e da Lei Finnmark.

A Noruega é um dos membros fundadores da ONU, da OTAN, do Conselho da Europa e do Conselho Nórdico, além de ser membro do Espaço Econômico Europeu, da OMC e da OCDE.

PERFIL

Capital Oslo
59° 56′N 10° 41′E
Cidade mais populosa Oslo
Língua oficial norueguês (bokmål e nynorsk), sami (em oito municípios), kven (num município).
Governo Democracia parlamentar e Monarquia Constitucional
- Chefe de Estado Harald V
- Primeiro-Ministro Jens Stoltenberg
Formação
- Unificação 872
- Constituição 17 de Maio de 1814
- Independência da Suécia 7 de Junho de 1905
Área
- Total 385.155 km² (61º)
- Água (%) 7.0
População
- Estimativa de 2008 4.752.735 hab. (114º)
- Densidade 12 hab./km² (202º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2007
- Total US$257,4 biliões (40º)
- Per capita US$53.152 (3º)
Indicadores sociais
- Gini (2000) 25,8 – baixo
- IDH (2007) 0,971[1] (1º) – muito elevado
- Esper. de vida 80,2 anos (14º)
- Mort. infantil 3,3/mil nasc. (5º)
- Alfabetização 99,0% (19º)
Moeda Coroa norueguesa (NOK)
Fuso horário CET (UTC+1)
- Verão (DST) CEST (UTC+2)
Clima Oceânico
Org. internacionais EFTA, OCDE, OTAN
Cód. ISO NOR
Cód. Internet .no; .sj e .bv
Cód. telef. +47

Fonte;wikipédia BRA.

Nenhum comentário: