quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Hatusil III /Cartas de Tawagalawa


Hatusil III (também conhecido como Hattusilis III) foi um rei do Império Hitita no período entre 1275 e 1250 a.C., durante uma fase histórica chamada Novo Império.

O reinado de Hatusil III caracterizou-se pela paz e pela prosperidade devidas à consolidação do império levada a efeito pelos seus antecessores e pelo fim do conflito com o Egito. Este tornou-se um aliado contra o crescente poder da Assíria.
Um arquivo, encontrado por arqueólogos nas ruínas do palácio real em Hatusa e contendo mais de 200 cartas, demonstra que o rei se correspondia com diversos soberanos do Oriente Próximo à época, inclusive Ramsés II, com quem celebrou um tratado de paz e aliança, conhecido como Tratado de Kadesh.
A ele é atribuída a autoria das Cartas de Tawagalawa

Texto hitita, datado de aproximadamente 1250 a.C., atribuído ao rei Hatusil III

Esse texto - do qual apenas a terceira tabuleta foi preservada - é uma carta dirigida pelo monarca hitita ao rei de Ahhiyawa, referindo-se às atividades de um aventureiro, chamado Piyama-Radu, e solicitando sua extradição a Hatti, sob garantia de salvo-conduto.
Admite-se que Ahhiyama, referido na carta como localizado "além do mar" (Egeu), fosse um reino aqueu (na Grécia) que controlava a cidade de Milliwanda, identificada como Mileto.
Apesar da carta revelar uma relação de intimidade entre as cortes hitita e aquéia, ela contem referências a passados conflitos entre os dois reinos, devido à cidade de Wilusa, que pode ser um outro nome de Ilios, ou seja, a Tróia do poema de Homero. Diz o rei em sua carta: "Agora que chegamos a um acordo sobre Wilusa, sobre a qual nós fomos à guerra ..."
O nome que os pesquisadores deram a esse documento resulta da menção a um irmão do rei de Ahhiyawa, chamado Tawagalawa, nome que foi associado ao grego *Etewoklewes" (Etéocles).

Fonte;Wikipédia BRA.

Nenhum comentário: