terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Desperdicio


Segundo a ONU, cerca de 963 milhões de pessoas não têm acesso a alimentos no planeta. E a situação se agravou no último ano.
Calcula-se que o consumo anual de alimentos em todo o planeta seja de 375 milhões de toneladas; e que a maior parte deste total provenha das plantas. Considerando-se que 10% deste alimento são vegetais consumidos in natura e que outros 10% são de folhas e talos aproveitáveis na alimentação e que são jogados fora, tem-se um desperdício de quase 4 milhões de toneladas de alimentos. Os números fazem parte de um extenso relatório da ONU sobre o assunto, publicado em 2008.

O desperdício se dá em todas as fases da produção de alimentos, desde o plantio e a colheita até o consumidor final. Calcula-se que hoje, no Brasil, 20% de toda a produção agrícola seja perdida durante a colheita e que outro tanto vá para o ralo durante o transporte ou devido a embalagens inadequadas. Esses índices de perda só são menores nos países do chamado Primeiro Mundo, mas há países que perdem até 70% de sua produção devido a fatores diversos – casos, principalmente, de nações centroamericanas, africanas e muitas asiáticas.

O mundo “incinera” milhares de toneladas de alimentos todos os anos devido à má conservação, deterioração ou contaminação por agrotóxicos. E esse desperdício está em todos os lugares; ocorre, muitas vezes, sem que percebamos. Só para se ter uma ideia.

Fome no Brasil

O último dado sobre a fome no Brasil, divulgado pelo IBGE, mostra que 14 milhões de brasileiros passam fome. A pesquisa, de 2006, demonstra que 7,7% da população vivem em domicílios nos quais a fome está presente. Já a última publicação do Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) revela os níveis de insegurança alimentar. O estudo aponta que 72 milhões de pessoas (39,8% da população) estão vulneráveis à fome em maior ou menor grau: têm preocupação com a falta de dinheiro para comprar comida; perderam qualidade em sua dieta; ou ingeriram alimentos em quantidade insuficiente. São 18 milhões os domicílios afetados pelo problema – ou 34,8% do total.
Essas fotos foram tirada por mim na Ceasa de São Paulo(Ceagesp)onde a quantidade de despercio é alarmante são dezenas de toneladas jogadas fora por dia,onde as cifras de desperdicio não chegar de maneira clara a população,para ter uma ideia na ceasa do rio o desperdicio é de 40 toneladas dia!agora imagina na maior ceasa da Ámerica Latina,que é o caso da ceagesp!?

Fontes: relatórios da ONU, IBGE,http://blog.eco4planet.com

Nenhum comentário: